terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Citologia e Histologia

BIOQUÍMICA CELULAR ( a síntese de proteínas )  

  Um gene corresponde á porção de moléculas de DNA capaz de codificar a síntese de uma proteína,De acordo com a sequencia de bases nitrogenadas que possui nos nucleotídeos que o constituem, o gene determinada sequencia de aminoácidos na molécula proteica produzida. 

 TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO 

 A síntese de RNA (mensageiro) se inicia com a separação das duas fitas de DNA. Apenas uma das fitas do DNA serve de molde para a produção da molécula de RNAm. A outra fita não é transcrita. Essa é uma das diferenças entre a duplicação do DNA e a produção do RNA.
As outras diferenças são:
  • os nucleotídeos utilizados possuem o açúcar ribose no lugar da desoxirribose;
  • há a participação de nucleotídeos de uracila no lugar de nucleotídeos de timina. Assim, se na fita de DNA que está sendo transcrita aparecer adenina, encaminha-se para ela um nucleotídeo complementar contendo uracila;
Imaginando um segmento hipotético de um filamento de DNA com a seqüência de bases:
DNA- ATGCCGAAATTTGCG
O segmento de RNAm formado na transcrição terá a seqüência de bases:
RNA- UACGGCUUUAAACGC

Em uma célula eucariótica, o RNAm produzido destaca-se de seu molde e, após passar por um processamento, atravessa a carioteca e se dirige para o citoplasma, onde se dará a síntese proteica. Com o fim da transcrição, as duas fitas de DNA seu unem novamente, refazendo-se a dupla hélice.
 A transcrição compreende o processo de transferência das instruções contidas no DNA para o RNA. Na tradução o RNA orienta a síntese proteica, "indicando"não apenas os tipos de aminoácidos que serão utilizadas mas tambem a posição que eles deverão ocupar na molécula proteica produzida. Assim, resumidamente temos:
                              GENE DNA transcrição RNA tradução PROTEICA 


O CÓDIGO GENÉTICO TRÍPLICE 

como vimos, as moléculas de DNA possuem 4 tipos de bases nitrogenadas: adenina( A), timina(T), citosina(C) e guanina(G). Cada três letras que é uma trinca de bases do DNA corresponderia uma “palavra”, um aminoácido. Nesse caso, haveria 64 palavras de três letras, o que seria mais do que suficiente para codificar os vinte tipos de aminoácidos (utilizando o método das combinações seriam, 4 letras combinadas 3 a 3, ou seja, 43 = 64 combinações possíveis).


TIPOS DE RNA



  1. RNA mensageiro(RNAm): O RNA mensageiro possui as informações para a síntese de proteínas. Ele possui as trincas de bases nitrogenadas que definem os aminoácidos. O RNA transportador possui o anticódon, que vai se encaixar com o códon do RNA mensageiro.
  2. RNA transportador(RNAt):  Este RNA transporta os aminoácidos até os ribossomos para a produção das proteínas. 
  3. RNA ribossômico(RNAr): O RNA ribossômico participa na produção de ribossomos, que por sua vez produzem proteínas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário