terça-feira, 28 de novembro de 2017

REINO PLANTAE (ALGAS PLURICELULARES)

   O reino Plantae  ou Metphyta compreende os organismos eucariontes pluricelulares e autótrofos. Sendo fotossintetizantes, os componentes desse reino, juntamente com as cianobactérias e as algas protistas, constituem os grandes produtores de matéria orgânica que nutri direta ou indiretamente os seres vivos.                                                                                 Assim, a manutenção de vida no planeta, alem de fornecer gás oxigênio necessário para a atividade aeróbica. Nesse reino estão incluídas as algas pluricelulares, as briófitas, as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas.                                                                     As algas pluricelulares compreendem  as clorófitas ou algas verdes, as rodófitas ou algas vermelhas e as feófitas ou algas pardas.

AS CLORÓFITAS 
Representam um grupo diversificado, em que se incluem especies unicelulares e pluricelulares predominante aquática, podendo ser marinha ou dulcícolas.
Existem também algumas espécies terrestre vivendo, por exemplo, sobre troncos úmidos de certas árvores.
O pigmento que predomina nessas algas é a clorofila, que lhes confere a cor verde, mas pode também conter outros pigmentos, como a xantofila que é um pigmento amarelado e os carotenos que é um pigmento alaranjados.
Entre  as clorófitas mais conhecida citamos a Spirogyra, muito comum nos charcos e rios, e a Ulva, alga marinha conhecida como alface do mar, que é consumida em alimentos.
Como as demais algas desse reino as clorófitas possuem células com membrana celulósica ou parede celular, em que o principal componente é a celulose.
A reprodução das algas verdes pode ser assexuada ou sexuada.
Exemplos de clorófitas (1 Spiroghra) (2 Ulva)
1                                                                  2
                              

AS RODÓFITAS 
Elas são pluricelulares, marinhas e geralmente macroscópicas.
Seu pigmento predominante a ficoeritrina, responsável pela sua coloração avermelhada.
Entre os inúmeros exemplos de rodófitas, podemos considerar a Porphyra, usado como alimento, e o Gelidium, do qual se extrai uma substancia Ágar,de grande aplicação como substrato de cultura microbiana e como componente em gelatinas, balas e outros alimentos. 
Exemplo de rodófitas 

AS FEÓFITAS 
São pluricelulares, macroscópicas e geralmente marinhas.
 As feófitas ou algas pardas têm como pigmento predominante a fucoxantina, um pigmento marrom responsável por sua coloração 
Entre as feófitas mais conhecidas, podemos considerar os Sargaços, algas que chegam a atingir mais de 4 metros de comprimento.
Depois que elas são ressecadas e moídas, elas fornecem um adubo muito rico em sais de nitrogênio, fosforo, potássio e iodo.
As algas pardas do gênero Laminaria também constituem exemplos de algas utilizadas como alimento.  
A reprodução das rodófitas e das feófitas ocorre por alternância de gerações. A partir das briófitas, veremos com mais detalhes esse to de reprodução.
Exemplo de feófitas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário